Quem somos
O Laboratório de Sistemas Espaciais (LASE) da Universidade de Brasília (UnB) é um laboratório de pesquisa vinculado à FCTE/UnB. O laboratório foi criado no ano de 2023 por iniciativa do Prof. Dr. Manuel Barcelos e Prof Dr. Paolo Gessini do curso de Engenharia Aeroespacial da FCTE/UnB, com o principal objetivo de promover a pesquisa na área de satélites de pequeno e médio porte, propulsão espacial, controle de atitude, ambiente espacial, dentre outras áreas. Atualmente o LASE conta com oito docentes como membros permanentes do laboratório, além de estudantes de graduação e pós-graduação que realizam seus trabalhos de pesquisa nas instalações do laboratório. As instalações do laboratório são atualmente localizadas no edifício do LDTEA/FCTE no campus Gama da UnB.
Na área de satélites, o LASE atualmente realiza projetos de pesquisa com foco no desenvolvimento de missões de pocketqubes e CubeSats com ênfase em missões espaciais para condução de estudos científicos, como por exemplo o estudo do ambiente espacial e ionosfera. Nessa linha, a equipe do LASE também realiza pesquisa em novos sistemas e estratégias de controle de atitude de satélites. Para o desenvolvimento da pesquisa nessa área, além dos membros permanentes, o LASE mantém uma estreita relação com grupos da Engenharia Elétrica/FT e outros grupos externos nacionais e internacionais.
No campo de pesquisa em propulsão elétrica, a equipe do LASE atua no desenvolvimento, construção, testes e otimização de diferentes conceitos de sistemas de propulsão a plasma. Atualmente, a pesquisa do laboratório nessa linha é focada no desenvolvimento de Propulsores a Plasma Pulsados (PPTs), arcojatos, e sistemas de diagnósticos de plasma. A equipe também desenvolve pesquisa no campo estudos numéricos de plasmas aplicados à propulsão a partir de técnicas cinéticas, nominalmente Particle-In-Cell (PIC). No área experimental, o LASE mantem estreita colaboração com o Laboratório de Física de Plasmas do Instituto de Física (IF/UnB) e o Laboratório de Propulsão Elétrica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LPEL/INPE). Na área numérica, o LASE mantém colaboração constante com o Laboratório de Computação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina (LabCC/UFSC).
Atualmente o laboratório é também vinculado ao Laboratórios Integrados de Tecnologias em Engenharias (LITE) e funciona como um ambiente multi-usuário disponível à comunidade acadêmica sob demanda formal.
Além da página oficial oficial, o LASE também pode ser encontrado em seu perfil do GitHub onde disponibiliza de maneira aberta códigos e documentações de seus projetos. Outras informações podem ser obtidas nas páginas oficiais da UnB e FCTE.